PREFEITO ALBERTO TAVARES SILVA
A campanha municipal de 1954 foi acirrada e polarizada: Alberto Tavares Silva (UDN) contra José Alexandre Caldas Rodrigues (PTB).
História ou estória marcante da disputa política de 1954 revela que na véspera do pleito a Justiça mudou o local de votação das seções eleitorais deixando boa parte dos eleitores do PTB desorientados. Muitos teriam deixado de votar.
Os udenistas, acusados de participação na trama em benefício próprio, revidavam: o pessoal do PTB foi que articulou com a Justiça e o Ministério Público a mudança das seções eleitorais da Ilha Grande de Santa Isabel, reduto da família Silva, que ali teria sido prejudicada.
Se houve realmente mudança de urnas de última hora, qual a versão verdadeira – a dos petebistas ou a dos udenistas? Talvez só o vento responda.
Conhecido como grande engenheiro e bom administrador, Alberto Silva realizou importantes obras como prefeito nos dois mandatos que exerceu (1948-1950 e 1955-1958), destacando-se:
– combate a enchentes
– abertura e pavimentação de ruas e avenidas
– construção de escolas
– construção de postos de saúde
As mais expressivas realizações de Alberto Silva aconteceram quando exerceu por duas vezes o mandato de Governador do Estado, assunto que será tratado em outra parte deste trabalho.
Por Alcenor Candeira Filho