Porto das Barcas ou Porto Salgado é um local que guarda entre o silêncio do Rio Igaraçu e suas paredes enormes muitas histórias vividas ainda no século XVIII. O conjunto de arquitetônico está diretamente ligado a história da cidade de Parnaíba. Ele que fica a direita da ponte Simplício dias que liga a cidade de ilha grande. Quem chega ao local pode perceber que são realizadas inúmeras atividades comerciais, de cultura e lazer. Entre elas, está o artesanato. As lojas com os produtos ficam ao longo dos corredores e em cada uma pode-se encontrar mais novidades e surpresas.
Os produtos variam entre peças de roupas e artigos de decoração. E as redes nunca saem de moda. Além dos quadros pintados. A preferência dos turistas são os produtos que tem marca registrada da cidade e do estado, como as roupas e bolsas. Mas, que no final levam de tudo um pouco. Considerado ponto turístico, o porto das barcas recebe um grande contingente de visitantes no mês de julho e dezembro.
De acordo com os donos das lojas de artesanatos este ano, o contingente de pessoas no local foi regular e continua no mesmo nível dos anos anteriores. Para que os turistas e os próprios parnaibanos apreciem e voltem para comprar mais produtos é preciso muito mais.
“Acho que falta mais divulgação mesmo. Nos hotéis, pousadas e em toda a cidade. Tem turista que chega aqui e diz que não sabia que era um ponto turístico, que chegaram por acaso”, desabafa a proprietária de loja de artesanato, Eliane Mota.
Para a artesã Lidia Pereira, há uma grande variedade de produtos feita pelas mãos de muitos artesãos que querem ser reconhecidos e divulgar o seus trabalhos, as coisas da terra.