O técnico-químico Antônio Lopes, fazendo a averiguação da qualidade. Foto: Daniel Sanos

De olho no combustível e no preço, os consumidores dos postos de gasolina buscam qualidade nos produtos comercializados, a fim de evitar danos futuros aos veículos. Pra tanto, a análise de combustíveis disponíveis no mercado que tem a bandeira Petrobras é uma ação que acontece mensalmente para garantir a qualidade da gasolina.

A atividade é realizada em todos os postos Petrobras através de um técnico-químico de qualidade que se utiliza de um laboratório móvel. Antônio Lopes é um técnico-químico que veio a Parnaíba realizar os testes. Segundo ele, os postos aprovados recebem a bandeira “De Olho no Combustível” e no caso de haver adulteração nos combustíveis o posto corre o risco de perder a bandeira Petrobras. A aprovação garante respaldo para o posto aprovado e continuidade na comercialização.

O programa “De Olho no Combustível” percorre os postos Petrobras, faz testes em campo e capacita os responsáveis pela comercialização dos produtos nos quesitos recebimento, manuseio e armazenagem dos combustíveis.

Segundo Eduardo Machado, gerente de posto de gasolina, as visitas acontecem mensalmente, onde um técnico junto a um laboratório móvel atesta a qualidade dos produtos comercializados, certificando o posto, que atende aos requisitos necessários para a certificação. Isso quer dizer que devem estar segundo os padrões da Agência Nacional de Petróleo. O consumidor pode ainda exigir qualidade no combustível oferecido.