O prefeito Florentino Neto recebeu na manhã de sexta-feira em seu gabinete representantes dos municípios de Piracuruca, Piripiri, Pedro II, Campo Largo, Batalha, Domingos Mourão e São José do Divino, para tratar sobre a implantação do tratamento de câncer em Parnaíba. O objetivo do prefeito, que há mais de três anos vem trabalhando para implantação do tratamento oncológico na cidade é de estabelecer um acordo entre os municípios vizinhos para concretização de um segundo pólo de tratamento da doença no estado.

Florentino Neto vem liderando um movimento com os municípios da região da Planície Litorânea para a celebração de um acordo que estabelece Parnaíba como a cidade referência na região para implantação do tratamento de câncer, com o objetivo de descentralizar e melhorar a condição de tratamento dos pacientes que precisam se deslocar para Teresina. O encontro de hoje amplia as possibilidades de aprovação do projeto vislumbrado pela Prefeitura de Parnaíba junto ao Ministério da Saúde, uma vez que inicia um diálogo para que os municípios da região dos Cocais também participem do acordo.

Em razão de exigências normativas do Ministério da Saúde é preciso comprovar que o serviço a ser implantado servirá de referência a uma população superior a 500 mil habitantes. Com um possível acordo entre municípios da Planície Litorânea e Região dos Cocais, o universo populacional a ser atendido seria superior à exigência mínima do Ministério da Saúde.

Após o encontro no gabinete com a presença de representantes da Secretaria Estadual da Saúde, secretária municipal da Saúde Maria do Amparo Coêlho e o superintendente de Atenção Oncológica Rafael Maia, houve uma visita à Clínica Dr. João Silva Filho. Durante a visita, o médico Thiago Almendra apresentou aos presentes o projeto da Unidade de Tratamento Oncológico de Parnaíba.

Fonte: Ascom