A locomotiva “Maria Fumaça” prefixo 29, que lembra o áuge do transporte ferroviário no Estado do Piauí e em Parnaíba, está com seus serviços de restauração em fase de conclusão. De acordo com o secretário municipal da cultura Francisco Dourado, até agora a recuperação da estrutura da locomotiva já está quase finalizada e que a próxima etapa contemplará projeto paisagístico do local em que está exposta a locomotiva. O secretário afirma ainda que a restauração preserva e valoriza o patrimônio histórico da cidade não só a locomotiva propriamente dita, como também o conjunto do seu entorno.
O projeto é gerenciado pela Secretaria Municipal da Cultura e segundo Francisco Dourado o orçamento da restauração é de aproximadamente R$ 14.900,00 com recursos exclusivos do município. Uma empresa de Parnaíba deu início aos trabalhos no segundo semestre do ano passado e de acordo com informações da Secretaria da Cultura, deverá ser entregue ainda neste primeiro semestre.
A “Maria Fumaça”, de prefixo 29 tem procedência da rede de Viação Cearense, Estrada de Ferro Central do Piauí e Rede Ferroviária Federal S/A. Foi fabricada nos Estados Unidos em 1920. Possui bitola de 1 metro, com 40 centímetros de diâmetro dos cilindros. Seu comprimento é de 5 metros e 22 centímetros. A Secretaria Municipal da Cultura de Parnaíba conseguiu em 2006 incluir a “Maria Fumaça” no Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil, sendo, portanto, a única do Piauí a fazer parte da Memória Ferroviária Nacional.