Pelo menos 200 prefeituras de cidades do Piauí atingidas pela seca ficarão de portas fechadas nesta segunda-feira (13). De acordo com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), o movimento é um protesto devido a falta de ajuda do Governo Federal aos municípios que ainda sofrem os efeitos da estiagem.

Para o presidente da APPM Arinaldo Leal, a falta de ações conta os efeitos da estiagem afeta diretamente mais de um milhão de pessoas. “Os gestores pedem que o Governo Federal deixe toda burocracia de lado e repasse os recursos diretamente para os municípios. Não queremos que esse dinheiro vá direto para prefeitura, mas para as comissões de defesa civil de cada cidade”, explica Arinaldo.

Além do protesto desta segunda-feira, o presidente confirma que um grupo de prefeitos da região Nordeste vai se reunir nesta terça-feira (13) com o presidente do Senado Federal.

“Vamos nos reunir em Brasília com os senadores e também com a ministra-chefe da casa civil, Gleisi Hoffman, para tentar buscar soluções mais rápidas para os nossos problemas”, afirma Arinaldo Leal.

De acordo com o presidente, estes recursos que devem chegar aos municípios, serão utilizados para recuperar e construir poços e barragens.

Fonte: G1/Piauí