O prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário encerrou na última segunda feira, dia 30 de novembro, mas apesar da orientação da Associação Piauienses de Municípios (APPM), alguns gestores não realizaram o pagamento na data prevista por lei. “Ainda não temos esses dados consolidados, mas recebemos informações de prefeituras que não realizaram o pagamento”, relatou o vice-presidente da APPM, Marcos Vinicius Dias.
O pagamento do 13º salário deve ser concluído até o próximo dia 20 de dezembro, o que não vai ser uma tarefa fácil para as prefeituras. Pelo menos 95% dos gestores devem enfrentar dificuldades para realizar o pagamento do benefício no prazo determinado pela lei.
Marcos Vinicius Dias explica que as prefeituras que optaram por realizar o pagamento integral do benefício devem ter cautela para não prejudicarem os servidores. “Cada município tem o seu calendário próprio. Alguns optam por pagar integralmente entre os dias 10 e 20 de dezembro”, pontua.
As prefeituras continuam com o sinal de alerta no mês de dezembro. A expectativa é que o fundo de participação dos municípios (FPM), principal fonte de renda da maioria das prefeituras, continue a tendência de quedas que ocorreram ao longo de 2015.
“Infelizmente estamos reféns dessa queda de repasses. Continuamos a orientar os prefeitos para que façam um contingenciamento de recursos, pois ainda não há uma perspectiva favorável de mudança desse quadro”, comentou.
Fonte: Jornal O Dia