O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) , João Batista de Rezende, se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) na terça-feira, no Palácio do Karnak, e comunicou que Teresina e cidades do interior do Piauí foram incluídas no grupo dos municípios que receberão o sistema 4G da telefonia móvel. Além de João Batista e Wellington Dias, também participaram da reunião o superintendente de fiscalização da Anatel, Marcus Vinicius Paolucci, e o gerente regional da Anatel no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, José Afonso Cosmo Júnior.
Durante o encontro, o presidente da Anatel, João Batista Rezende, informou ao governador Wellington Dias que cerca de 80 municípios no país estão recebendo a Quarta Geração (4G) e que a previsão é de o sistema seja popularizado até 2020. Ele afirmou ainda que a tecnologia permite maior velocidade e que já foi implantada nas subsedes da Copa do Mundo 2014. “O 4G tem correspondido e tem uma velocidade maior, mas o preço do aparelho é um pouco mais elevado.
Nós estamos a 7 milhões de assinantes desde o início do ano”, declarou Rezende. João Batista Rezende declarou que a de que a proposta é que, até 2018, 100% dos municípios brasileiros tenham 3G. “A quarta geração vai demorar mais um pouco devido à tecnologia que é usada. A proposta é de popularizar em 2020”, adiantou. João Batista Rezende falou que a agência está trabalhando com melhorias no sistema de telefonia no Brasil inteiro.
“Nós já temos 78 cidades explorando a quarta geração e Teresina está dentre elas”. Segundo o presidente, apesar de o preço do aparelho com serviço 4G ser um pouco mais elevado, a velocidade é maior e já conta com 7.800.000 assinantes. O serviço é ofertado desde o ano passado, e as perspectivas da Anatel são que a partir deste ano o crescimento da quarta geração se acelere ainda mais. “Em 2018, todos os municípios brasileiros terão que ter a terceira geração. A quarta geração, até 2020, estará em todos os municípios que tiverem mais de 30 mil habitantes”, frisa Rezende. O presidente da Anatel também afirma que a Agência cobra das operadoras de telefonia mais investimentos na qualidade do serviço ofertado aos clientes, uma vez que os usuários não querem mais só voz no celular, querem também internet, através da banda larga móvel. “Estamos acompanhando esses investimentos das operadoras, bem como conferindo a qualidade do serviço. Temos um call center que atende a 30 mil reclamações por dia. Destas, 80% são resolvidas pela Anatel em até cinco dias, o que não é bom, pois essas reclamações devem ser resolvidas no call center das próprias operadoras”, enfatiza Rezende.
A Anatel tem criado rankings de empresas com maiores problemas e melhores qualidades e divulgando-os aos usuários. Além disso, também revela que já dispõe de um aplicativo disponível em iphone e android, que localiza as antenas de telefonia em todos os estados e a qualidade do sinal. “São cerca de 260 milhões de chips vendidos anualmente, então o assinante tem o direito de saber quais empresas oferecem os melhores serviços de telefonia e banda larga móvel”, conclui Rezende. Ele informou que no dia 5 de abril de 2016, a TV analógica será desligada em Brasília, sendo substituída pela TV digital. Nos outros pontos do país, o cronograma de desligamento se estenderá até 2018. Segundo João Batista, uma parte do sinal da TV analógica será utilizada pela telefonia.
Fonte: Meio Norte