Foto: Juciê Machado

Na madrugada desta terça-feira (19), o preso Fabiano Alves Ferreira, mais conhecido como Big Louro, fugiu da delegacia do 1º Distrito Policial de Parnaíba, localizado no bairro Nova Parnaíba, depois de cerrar as grandes, provavelmente, com uma lâmina de barbeador.

De acordo com o chefe de investigação do 1º DP, Robson Castilho, tem presos que já estão há quase dois meses esperando a justiça tomar alguma decisão. A maioria dos presos provisórios tem penas afiançáveis e cometeram pequenos delitos.

Atualmente, no 1º DP tem 7 presos, na Delegacia da Mulher, 3 detentos, e no 2º DP, 18. A tendância é a situação piorar, pois a cada fim de semana, pelo menos mais duas pessoas são presas, aumentando o contingente de presos e piorando cada vez mais o sistema prisional.

As condições de segurança e higiene das delegacias são precárias. Além das celas serem minúsculas, não há ventilação, não tem banheiros e o espaço não recebe limpeza. Os presos têm que fazer suas necessidades fisiológicas ali mesmo, em um buraco. A água para tomar banho é depositada em garrafas pets.