Neste último final de semana (22), vários motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados nas rodovias federais do Piauí. Deste total, quatro condutores foram detidos e encaminhados para as Delegacias para responsabilização por crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
Foi registrado um flagrante em Teresina, um em Piripiri, três na cidade de Picos e dezessete no município de Parnaíba. As autuações aconteceram uma em Teresina, uma em Picos e duas em Parnaíba. Somente no mês de julho, a Polícia Rodoviária Federal já notificou 64 motoristas dirigindo após a ingestão de bebidas alcoólicas, dos quais 22 foram encaminhados presos às Delegacias de Polícia em razão do elevado teor de álcool no organismo.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece dois níveis de penalidade em razão da direção automotiva sob influência de álcool. Até 0,29 mg/l – miligrama de álcool por litro de ar expelido, em média duas latas de cerveja ou uma dose de destilado – sujeita o motorista a multa de R$ 957,00, retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado e recolhimento da carteira de motorista, que poderá ser suspensa por um ano.
Caso o índice de álcool no organismo esteja acima de 0,29 mg/l – mais de duas latas de cerveja ou acima de duas doses de destilado – , além das penalidades citadas no parágrafo anterior, o motorista será conduzido à Delegacia de Polícia da área da ocorrência onde responderá pelo crime de embriaguez ao volante que estabelece pena de seis meses a três anos de reclusão.
Fonte: Portal da Clube