Quase um mês após o primeiro cateterismo cardíaco feito em Parnaíba, a equipe da Cardio Care, coordenada pelo médico cardiologista João Rubens, realizou, na tarde desta quinta-feira (02), a primeira Angioplastia Coronariana do interior do Estado do Piauí, com implante de stent.
O procedimento, de alta complexidade, foi realizado em uma paciente de 67 anos que já havia se submetido a um cateterismo cardíaco.
A Angioplastia Coronariana é um procedimento terapêutico minimamente invasivo para desobstruir as artérias coronárias. O procedimento é realizado sob anestesia local, mediante uma punção na virilha ou no braço.
“O cateterismo cardíaco, bem como a angioplastia coronariana, ambos procedimentos de alta complexidade, antes só realizados em grandes centros do país e, no Piauí, na capital Teresina, hoje podem ser realizados em Parnaíba com a mesma segurança que em outros locais. O tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio, bem como exames diagnósticos cardiovasculares agora serão realizados em Parnaíba, sem precisar recorrermos à capital: um marco para o tratamento de doenças do coração em nossa região”, relata o médico João Rubens.
Para Mariane Correa, gerente administrativa da Unidade de Hemodinâmica de Parnaíba, a descentralização da saúde proporciona à região da planície litorânea possibilidades de tratamento de alta complexidade sem causar danos emocionais e desgaste ao paciente e familiares. “Nossa equipe está preparada para receber pacientes 24 horas por dia oferecendo qualidade de vida ao paciente e à família. Procedimentos como o cateterismo e a angioplastia, antes feitos apenas em Teresina, marcam a história da medicina de Parnaíba”.
Os próximos procedimentos a serem feitos no município serão de implante de Marca-Passo Cirurgia Cardiovascular.
Por Carol Porto
DRT 1178/PI