O primeiro navio da Marinha chegou nesta segunda-feira (11) no Porto Piauí. Ele e mais dois navios estarão fundeados no porto na inauguração da sua primeira etapa, que acontece na quarta-feira (13). O evento, quem tem horário previsto de início às 14h, será aberto ao público e, além das solenidades oficiais de inauguração, contará ainda com shows gratuitos, dentre eles do cantor Xand Avião.

Segundo estimativa do governo, um público de 12 mil pessoas está sendo esperado no local. Quem for ao evento ainda terá a oportunidade de ver a exposição “Nasce o Porto” que apresenta a história e os desafios para o desenvolvimento do projeto. A exposição também conta com uma sala interativa, garantindo aos visitantes uma experiência imersiva e lúdica.

O Porto Piauí é uma das obras mais importantes para o estado do Piauí, idealizada há décadas, e que finalmente sai do papel para fortalecer diversos setores, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda para a população. Nesta quarta-feira, já será entregue o canal de acesso; a retroárea, que consiste na área imediatamente após o cais; a urbanização da via; o ambiente de acesso (portal), onde será construído o centro administrativo do porto; além do pátio de contêiner e o pátio de mercadorias em geral.

Entrega da declaração de “nascimento” do Porto Piauí

Antes do início do evento de entrega da primeira etapa do Porto Piauí, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, visitará o local pela manhã e fará a entrega da Declaração de Terminal de Uso Privado (TUP), documento que autoriza o “nascimento” do porto.