Pró-estágio vai garantir oportunidade de trabalho para adolescentes e jovens de Parnaíba
O Conselho Municipal do Programa Pró-estágio (CMPPE) se reuniu na noite desta quarta-feira (10) no auditório da Secretaria de Educação para apresentação do Decreto n° 2.247/2014 que nomeia os integrantes do órgão. A frente do conselho está o presidente Antônio Néris Machado Júnior, as coordenadoras Maria da Conceição Carvalho Neto e Maria Edilene Nascimento Soares Linhares, e Tiago Cerqueira Couto como assessor jurídico.
O Programa Pró-estágio é de cunho social e dispõe de treze representações em seu conselho. Segundo o presidente, Néris Júnior, secretário do Trabalho e Defesa do Consumidor, o programa destinado a pessoas entre 14 e 24 anos do ensino público poderão serão privilegiadas com oportunidade de trabalho, formação e desenvolvimento profissional.
O objetivo é reduzir a evasão escolar, colaborar com a renda familiar, garantir mão de obra qualificada com baixo custo para o empresariado e distanciamento de jovens da vulnerabilidade social. O estagiário receberá 50% de um salário mínimo cujo valor é rateado ao meio entre Prefeitura e empregador. O contratado vai trabalhar por um período de seis meses.
O Pró-estágio será executado por meio de uma parceria firmada entre o município de Parnaíba e as empresas privadas que aderirem ao programa. Na segunda reunião ordinária do conselho a acontecer no dia 01 de outubro serão definidas comissões para articular o programa nas empresas e nas instituições de ensino.
Fonte: Ascom