O PROCON e o Ministério Público Estadual encerraram, nesta sexta-feira (07), uma ação conjunta de atendimento ao consumidor realizada na Praça da Graça, em Parnaíba. Durante todo o dia, o público recebeu orientações sobre problemas com produtos, serviços e cobranças indevidas. A iniciativa também contou com palestras e debates sobre direitos e soluções para questões sociais na região.

O promotor de Justiça Cristiano Peixoto destacou que a mobilização teve como foco principal “tirar dúvidas e resolver problemas relacionados ao consumidor, como compras de produtos vencidos em supermercados ou cobranças de juros considerados abusivos”. Segundo ele, o atendimento foi feito em um ônibus totalmente equipado, preparado para prestar suporte e orientar a população.

“É trazer o Ministério Público de dentro do gabinete e levar, literalmente, à praça”, afirmou o promotor. “Estamos aqui na Praça da Graça, facilitando a vida das pessoas, trazendo o Ministério Público para perto da população.”

A ação fez parte do primeiro Encontro Regional do Ministério Público, realizado em Parnaíba desde quinta-feira (6). Durante o evento, o PROCON Itinerante prestou atendimento a consumidores com demandas diversas, como reclamações sobre cartões de crédito, contas de energia e de água.

“Começa às oito horas e vai até enquanto tiver gente na fila para atender”, explicou o promotor durante a atividade. “Nós temos uma equipe aqui atendendo todos indistintamente, desde que sejam reclamações relativas ao consumidor.”

O coordenador estadual do PROCON, Nivaldo Ribeiro, ressaltou que o programa tem aproximado a população do órgão e da Justiça.

“Esse trabalho do Ministério Público é intenso. Nosso PROCON anda em todos os municípios piauienses. Já criamos 21 PROCONs municipais justamente para aproximar a população dos seus direitos”, afirmou.
“Onde tem PROCON, tem mais cidadania. O cidadão tem a quem reclamar”, completou.

Ribeiro lembrou ainda que o ônibus itinerante “roda o estado inteiro, de Cristalândia a Luís Correia”, oferecendo estrutura completa para o atendimento ao público.

As atividades encerraram no fim da tarde, com centenas de parnaibanos atendidos e orientados sobre seus direitos. O encontro regional também contou com palestras sobre inteligência artificial, meio ambiente, segurança pública e infância e juventude, reunindo promotores, procuradores e representantes de diversas instituições.

Veja imagens do encontro regional: