Profissionais em enfermagem da rede estadual de saúde entraram em greve no Piauí nessa quinta-feira (24). A categoria decidiu pela paralisação após assembleia geral realizada na sede do Senatepi (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem no Piauí). O movimento segue até a próxima quinta-feira (31).
Os hospitais estaduais em Teresina e Parnaíba estão com os serviços de enfermagem prejudicados. O comunicado da paralisação foi encaminhado na tarde da última desta terça-feira (22) ao superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado, Paulo Mazullo.
O sindicato justifica que a decisão foi tomada porque o Governo do Estado não fez o pagamento das GIMAS aos trabalhadores, em algumas cidades, regulamentado por acordo estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual.
De acordo com o presidente Senatepi, João Sérgio Moura, a maior adesão ao movimento acontece em Parnaíba. “Hoje estamos concentrados no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, cerca de 70% dos trabalhadores, entre técnicos e enfermeiros, aderiram à paralisação”, informou.
Em Teresina, os servidores também não receberam o benefício e também resolveram cruzar os braços. Desde as 9h da manhã há paralisação no Hospital Getúlio Vargas e no Hospital Infantil Lucídio Portela.
Fonte: GP1