Foto: Divulgação

Equipes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) estão indo a municípios piauienses para formar controladores sociais. Eles irão ajudar os conselheiros a fiscalizar os gastos públicos.

Nesta sexta-feira (03), 12 técnicos e o auditor Jailson Campelo estão no município de Paulistana, a 452 quilômetros de Teresina.

O Tribunal está promovendo encontros com a população, com integrantes de conselhos, vereadores, secretários municipais e gestores informando sobre como prestar contas e melhor utilização dos recursos públicos.

A população participante tem obtido informações de processos de licitação, engenharia, admissão de pessoas, aposentadoria, contas públicas em geral e prestação de contas.

Jailson Campelo afirma que o TCE/PI já foi se fez presente nas cidades piauienses de Corrente , Bom Jesus, Piripiri e Parnaíba. O objetivo é estar em contato com a população mostrando que os moradores podem ajudar na fiscalização das cidades.

“É uma ação importantíssima, pois o TCE está cada vez mais próximo do cidadão, no controle social, fortalecendo mecanismos de controle social e oportunizando o recebimento de denúncias, críticas e sugestões”, disse.

O auditor ressalta que este é um trabalho de conscientização para mostrar que a gestão publica não tem dono e que qualquer pessoa pode fiscalizar e denunciar maus gestores. O próximo município alvo da caravana será São Raimundo Nonato.

Fonte: Pontonet