O Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) é o mais procurado do país pelos candidatos interessados em ingressar no programa em rede, superando a Universidade de São Paulo (USP). A lista do ranking da quantidade de inscritos por unidades na seleção nacional validados pela Comperve da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi disponibilizada nesta sexta (06).
O levantamento realizado pela UFRN após o período de inscrição, mostrou que o PROLETRAS da UESPI foi o que mais se destacou em termos de concorrência. Ao todo, 480 candidatos pleiteiam uma das 22 vagas ofertadas na instituição. A concorrência é de 21,8 por vaga. A instituição ficou em primeiro lugar dentre as 49 universidades públicas brasileiras que também irão atuar na pós-graduação stricto sensu. Além da UESPI, a USP (471 inscritos); UFMG (350); e UFRRJ (322) estão entre as primeiras da lista.
O ProfLetras superou os números de interessados do ano passado. Ao longo dos últimos anos, melhores resultados vêm mantendo seus interessados em si qualificarem. Essa é a quinta turma do Curso de Mestrado em Letras, que terá início no período letivo de 2018. O programa tem quatro anos, e desde quando foi criado, possui nota 4 no conceito da CAPES que avalia os cursos de pós-graduação em âmbito nacional.
A coordenadora do programa, Nize Paraguassu, comemorou o resultado. “Estamos indo para a quinta turma da seleção de mestrado. O grande número de inscritos para esta seleção confirma a necessidade e a importância do ProfLetras da UESPI. Além disso, mostra a credibilidade do nosso programa”, ressaltou.
A prova do exame nacional de acesso ocorre dia 29 de outubro. O resultado final será divulgado até o dia 15/12/2017.
Fonte: CCOM