O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (17), do lançamento do programa “Se Liga no Saeb”, que deve nortear as escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) sobre como trabalhar, mobilizar e engajar todos os atores que farão parte do processo de avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Na oportunidade, escolas da rede pública estadual de ensino foram homenageadas pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017.

 

“Nós queremos mobilizar todo estado, por meio da Secretaria da Educação. Queremos o engajamento nas escolas, nas regionais com uma participação de toda a sociedade. O objetivo é motivar nossos alunos para bons resultados no Saeb e, assim, chegarmos a boas notas no Ideb”, afirmou o governador.

 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões e unidades da federação. Dessa forma, os diversos níveis governamentais podem avaliar a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos. As médias de desempenho do Saeb e os dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

Várias ações ajudarão os alunos da rede a se habituarem com o sistema de avaliações do Saeb. Ações como a Hora do Saeb, que tem o Quiz Saeb e Café-Aula serão utilizadas como forma de estímulo para os alunos, de modo que eles não se confundam com os questionários, além da Blitz Saeb, na qual equipes da Seduc e das GREs visitarão as escolas para conversar com alunos, professores e diretores sobre a avaliação, explicando sobre a metodologia utilizada e como a preparação dos alunos contribui para a aprendizagem e o avanço dos resultados do estado em relação à média nacional.

 

“O Piauí vem crescendo no Ideb. Vem crescendo tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental e médio. O Saeb é um dos elementos que compõem o Ideb, então é muito importante uma boa aplicação para que possamos ter esse indicador de desenvolvimento da educação básica real com o que realmente está acontecendo nas escolas”, destacou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

 

Neste ano, pela primeira vez, serão feitas a avaliação das instituições que oferecem educação infantil, em caráter de estudo piloto, e a avaliação dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.  O exame é um dos indicadores utilizados para gerar o Ideb. A partir do resultado dessa avaliação, o governo pode criar estratégias para melhorar o ensino e aprendizagem na rede pública estadual. Em 2019, as aplicações serão entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2019.

 

A diretora do Ceti João Henrique de Almeida Souza, professora Djanira Alencar, falou sobre a homenagem concedida à escola que ficou em primeiro lugar no Ideb em 2017. “A prova do Saeb vai nos mostrar se nossos alunos estão no caminho certo. Nós tivemos um importante destaque em 2017 com a nota 5,7. Nossa meta para 2019 é 5,9 é uma nota que honra muito nosso trabalho e esse resultado vem dizer um pouco da qualidade do ensino e o que vem desenvolvendo em nossos alunos, com muita aprendizagem que é o mais importante”, enfatizou a gestora.

 

Fonte: CCom