Programa “Passo a Frente” entrega órteses e próteses para onze municípios do norte do Piauí
Em mais uma etapa do programa “Passo à Frente” da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), começaram a ser entregues na manhã desta quinta-feira (10), equipamentos ortopédicos para pessoas com deficiência ou limitações físicas – que aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV), em Parnaíba. “É uma emoção enorme chegar aqui e ver tantas pessoas sendo atendidas, crianças tendo acesso aos equipamentos ortopédicos da melhor qualidade, e isso é feito tudo sob medida, e agora um grande diferencial do centro a partir da ampliação dos serviços, porque vai atender as quatro deficiências”, comemorou a deputada federal, Rejane Dias (PT).
Na ocasião, estiveram presentes autoridades do legislativo estadual -, como é o caso do deputado Dr. Hélio Oliveira (MDB), que deu ênfase sobre a importância do programa. “É um momento muito importante, muito especial, porque isso deu a condição para muitas pessoas que têm deficiência poderem realmente terem um atendimento qualificado, atendimento que é feito pela associação reabilitar que é a mesma que atende o Ceir. […] Isso aqui constrói a condição para que muitas pessoas que tem alguma sequela, vítima de algum acidente, um AVC, uma lesão cerebral, que ela tenha a possibilidade de reabilitar, de ter autonomia e ter cidadania”, destacou.
Mesmo tendo sido feitas na primeira etapa do programa as medições dos equipamentos que estão sendo entregues, em frente ao CER-IV um caminhão com maquinário e profissionais capacitados para eventuais adequações nos aparelhos está estacionado para atender o público beneficiado. Em breve, dentro da unidade esse serviço funcionará de forma permanente, de maneira que a comunidade poderá ser assistida sem ter que pagar pelas manutenções. As obras seguem a todo vapor. “A oficina ortopédica já iniciou as obras – eu creio que até o final do ano nós vamos ter essa oficina. Tudo será fabricado aqui, não precisará, portanto, as pessoas irem até a capital, lá para o Ceir, para tirar medidas e pegar esse equipamento”, destacou Rejane.
“Esse projeto é importante por que? Antes as pessoas que residem na planície litorânea, aquelas que tinham condições iam até Teresina para ter acesso a esses equipamentos, ficavam até impossibilitadas de ter acesso a esses equipamentos, devido as condições que a vida impõe […] E hoje, estamos em Parnaíba fazendo a entrega de mais de 895 equipamentos de órteses e próteses para toda a planície litorânea. Para nós é um momento de muita alegria, um sonho”, expressou Mauro Eduardo, secretário da Seid.
A senhora, Ana Lira, mãe de duas crianças que estão sendo beneficiadas com a doação de cadeiras e órteses pelo programa, afirma que antes tinha que se deslocar até Teresina para garantir os equipamentos necessários, agora, o Passo à Frente tem poupado seu tempo e dinheiro – garantindo uma melhor qualidade de vida para sua família. ”Ficou bem melhor porque para a gente ir com eles lá para Teresina é muito dispendioso, é ruim para eles […] Poupa tempo, dinheiro, e o cansaço de andar com eles”, disse.