Mulheres da Casa das Samaritanas, localizada em Parnaíba, no litoral piauiense, foram beneficiadas com cursos de qualificação profissional voltados para inserção no mercado de trabalho. A ação faz parte do Projeto Recomeçar, através de uma parceria entre a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) e a Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc). A carreta com diversos serviços permanece no município até o dia 12 de setembro.

Para Renato Marques, diretor de Políticas Públicas da Cendfol, o impacto positivo dessa parceria com a Sasc é de grande importância para a comunidade terapêutica.

“Vamos implementar os cursos de qualificação profissional para as acolhidas que estão em fase final de tratamento. Com isso, buscamos garantir a reinserção dessas pessoas, oferecendo empregabilidade futura e geração de renda, resultado da parceria com a Sasc”, ressaltou.

A coordenadora da Casa das Samaritanas, Luiza Maria Teles, comemorou a ação da carreta com a oferta de cursos para as mulheres acolhidas.

”É muito importante essa carreta com os cursos básicos, porque ajuda na reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho. Ficamos felizes com o apoio do Governo do Estado. Os cursos não são exclusivos para a instituição, são tanto para a comunidade terapêutica quanto para a população em geral”, finalizou a gestora.

Com a chegada da carreta e a ampliação das oportunidades de qualificação profissional, a Cendfol e a Sasc reforçam o compromisso com a reinserção social e a promoção de uma vida melhor para as mulheres em situação de vulnerabilidade, assim como para a comunidade de Parnaíba.

Programa Recomeçar

O programa Recomeçar da Cendfol é uma iniciativa que promove a reinserção social tanto dos usuários de drogas ilícitas quanto de seus familiares. São oferecidos cursos de culinária, marcenaria e agente de portaria em parceria com o Sistema S, que inclui instituições como Senai e Senac. o programa conta ainda com atividades culturais e esportivas.

Casa das Samaritanas

A Casa das Samaritanas de Acolhimento Feminino funciona em Parnaíba desde 10 de fevereiro de 2017, destinando-se a prestar diretamente ou em cooperação com outras entidades, assistência gratuita à população em situação de rua.

Através do Projeto de Lei 156/2022 de autoria do deputado Franzé Silva, a entidade foi reconhecida de utilidade pública, garantindo o recebimento de incentivos das várias instituições públicas que trabalham na assistência social dos menos favorecidos.

A Casa das Samaritanas está localizada na Rua Bandeirantes, 256, bairro Boa Esperança, Parnaíba-PI.

 

FONTE: Governo do Piauí