O Salão do Livro de Parnaíba apresentou na tarde de sexta-feira (08), palestras que abordaram diferentes temas que levaram uma grande platéia a prestigiar o professor e poeta parnaibano Israel Correia, que abordou o tema “A criação poética” e José Benvindo, que apresentou em sua palestra o tema “Gramática, literatura e preconceito linguístico”.

À noite o professor, poeta e escritor parnaibano Alcenor Candeira Filho apresentou Affonso Romano de Sant’anna, falando de sua carreira de poeta, crítico e professor de literatura. Dentre os pontos altos da conversa com o escritor, Affonso Romano ressaltou a possibilidade que temos de, com a literatura, construirmos uma família de amigos que, ainda de acordo com o autor, não se vão com o tempo.

Affonso Romano respondeu ainda a perguntas da platéia e em sua fala citou legados de Monteiro Lobato e Rubens Borba de Moraes que respectivamente deram novos rumos para editoras e bibliotecas no país, contribuindo para a inserção da leitura em discursões que a impulsione e aproxime ainda mais das pessoas em geral. A noite no auditório encerrou com uma recitada espontânea de poemas e poesias dos presentes na palestra.

Paralelamente à programação no auditório central o Salipa dispõe ainda de uma variedade de atividades para o público infantil, lançamentos de livros, além de atrações nos diferentes espaços do evento.

O Cantor Vavá Ribeiro encerrou a programação com seu repertório, no palco de shows embaixo da ponte Simplício Dias.

Fonte: Ascom PMP