Baile de encerramento do Projeto Menina Flor 2011 (Foto: Ascom/PMP)

Na noite do último sábado (26) foi realizado a Culminância do Projeto Menina Flor 2011 com um Baile de debutantes. O projeto faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) por meio da Diretoria de Proteção Social Especial (PSE). Estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Valéria de Carvalho Castelo Branco, o Vice-prefeito, Florentino Neto, o Vereador Gustavo Lima, a superintendente do Selo Unicef, Flaviana Veras, a coordenação do projeto, técnicos da SEDESC, os familiares e amigos de cada debutante.

O Projeto Menina Flor atendeu desde Outubro 38 adolescentes usuárias do PETI que fizeram ou ainda fariam 15 anos em 2011 e ofertou a elas cursos e oficinas de convivências. Elas foram instruídas tanto para o mercado de trabalho como para a convivência familiar e social.

A noite foi marcada pela emoção e pela satisfação do dever cumprido com toda a dedicação possível. Na abertura do cerimonial do Baile a Diretora de Proteção Social Especial Ricárlia Santos falou sobre a importância dessa idade na vida de cada jovem, depois a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Valéria de Carvalho Castelo Branco ressaltou a importância de projetos como este que visam o desenvolvimento social dos adolescentes parnaibanos.

O coordenador do PETI, Caetano Filho falou em nome da equipe organizadora acerca da felicidade de estar concluindo o projeto, das lutas, mas principalmente das vitórias e da satisfação de terem realizado um belíssimo trabalho, agradeceu a todos que contribuíram direta e indiretamente para a realização do mesmo, em especial as famílias, que segundo ele, este ano se fizeram mais atuantes.

 Logo após, o Vice-prefeito aconselhou as moças a continuarem estudando, pois o futuro é feito com muito estudo e dedicação. As adolescentes estavam imensamente emocionadas ao estarem realizando um sonho: A festa de 15 anos. Os acompanhantes foram os jovens do Projeto Projovem Adolescente. Depois da valsa, com os príncipes e com os familiares, foi cantado o parabéns e servido um jantar.

Fonte: Ascom/PMP