Representantes de 40 municípios participam da 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece na capital até a próxima quinta-feira (31), no Diferencial Buffet. Este espaço democrático de discussão em 2012 traz como novidade a participação de crianças e adolescentes nas mesas de debate.
Já na abertura do evento a adolescente Zaira Diane da Silva, que mora na Casa Dom Barreto e estuda na Escola Popular Madre Maria Villar, falou da importância de participar deste momento de decisão e de implantação de políticas em benefício da infância e da juventude. “É importante estar presente neste momento para que a rede de atenção à criança e adolescente se fortaleça e possamos garantir um futuro melhor para esta nova geração de brasileiros”, destacou.
A representante do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, Núbia Lopes, destacou que a realização das conferências desde 1995 é uma construção que visa contribuir para a implementação de ações efetivas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O secretário Francisco Guedes ressalta que a Sasc realiza ações sempre com o compromisso da promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
“Neste mês de maio, por exemplo, através do Flor de Cacto, a Sasc e prefeituras de seis municípios assinaram Pacto de Fortalecimento da Rede de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e também comemoramos mais de 100 processos de reintegração familiar no Lar Maria João de Deus”, destacou Guedes, enfatizando a importância da Conferência e da integração de ações de todos os setores que atuam pela causa.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio José, enfatizou a importância do Governo do Estado, assim como os demais órgãos que atuam na área, elegerem as políticas públicas para a infância e juventude como prioridades.