Novos profissionais são disponibilizados para atuar com qualidade no turismo da região de Parnaíba, com a formatura de alunos do curso de Auxiliar de Cozinha, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que concluíram as atividades, na noite de sexta-feira (20/12) no Senac, com uma mostra do trabalho consciente que vão levar para seu ambiente de atuação.

O prefeito Florentino Neto informou que Parnaíba está em primeiro lugar com mais dois mil formados pelo Pronatec em 2012. Em 2013, até outubro, o programa já teve mais de mil e trezentos inscritos, o que aponta que Parnaíba é o município piauiense que mais matriculou e formolou alunos. A instrutora Inês Melo destacou que o diferencial está na inovação e a meta da gastronomia é a sustentabilidade. Por isso o tema ceia de natal sofreu influência do regionalismo piauiense que resultou em deliciosos pratos.

Em Parnaíba, o Pronatec é realizado também em parceria com a Prefeitura de Parnaíba através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e a Secretaria do Trabalho (Setrab) com o SENAC. Florentino citou que 60% das ofertas de trabalho no Piauí partem do SENAC e informou que em fevereiro com o retorno do funcionamento do Restaurante Popular, os professores e alunos poderão utilizá-lo para as oficinas dos cursos.

O prefeito propôs ao SENAC uma parceria para capacitação de profissionais que já atuam no mercado. O secretário do trabalho Néris Júnior, afirmou que já foram iniciadosos os cursos de recepcionista em meios de hospedagem, promotor de vendas, vendedor, operador de computador, cabeleireiro, montador e reparador de computador e operador de caixa, que compreendem 165 alunos nestas novas turmas.

Fonte: Ascom PMP