O Pronto Socorro do município até o momento realizou mais de 14 mil atendimentos e mais de 45 mil procedimentos. A Superintendência de Urgência e Emergência afirma que a otimização do espaço e relocação de pessoal possibilitaram os resultados.
Com a finalidade de melhorar a gestão do Pronto Socorro de Parnaíba, nos primeiros meses deste ano foram realizadas modificações na logística do prédio como a relocação do atendimento para melhor utilização do espaço público. Outra medida apresentada por João Sérgio de Souza Moura, superintendente municipal de Urgência e Emergência, foi a presença de um médico a mais nos dias de quartas-feiras e finais de semana.
O aumento no atendimento saiu da média de 40 a 80 pessoas por dia para 120 a 240. Quanto às unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, os atendimentos chegam entre 15 e 20 pessoas ao dia em casos clínicos. Até o momento foram registrados mais de 14 mil atendimentos e mais de 45 mil procedimentos.
A partir do segundo semestre o objetivo da Superintendência de Urgência e Emergência de Parnaíba tem a finalidade de utilizar os recursos humanos para receber melhor o paciente no atendimento. Isto já é percebido pela aposentada Helena Rodrigues de Sousa Silva, que estava com um parente em observação. Segundo ela, o atendimento foi rápido e bem feito.
O desempenho de um serviço de saúde passa antes pelo nível da melhoria operacional da logística e depois por princípios de humanização no atendimento. Quem pode instigar isso é população em suas cobranças e avaliações.