QUOCIENTE DE INGUINORANÇA ARTIFICIAL

 

Vitor de Athayde Couto

O TRABALHO ENRIQUECE?

Ações na bolsa, mera ilusão. Dão muito mais trabalho e não enriquecem quem é pobre. Quero saber quem foi o fdp que disse que o trabalho enobrece. Até onde eu sei, o trabalho só empobrece… a pessoa que trabalha, claro.

BARULHINHOS PRIVADOS

Agora, neste exato momento, pergunto:

– Quantos bilhões de bichinhos estão fazendo os seus barulhinhos privados? Este peida, aquele arrota, o outro geme, mais adiante tem um que cafunga, aquele outro não para de roncar…

– Sei lá. É impressionante. A internet tem tanta informação… Eu acho que tem informação até demais. E haja tempo ocioso pra gente saber tudo. Mas, peraí, pra quê? Pra que saber tanto se a vida é tão curta? Não é melhor deixar os bichinhos em paz?

QUOCIENTE DE INGUINORANÇA ARTIFICIAL

Charles Darwin esteve no Brasil e foi indicado para ser Ministro de Ciência e Tecnologia, na quota do presidente da república, mesmo contra a vontade dos parlamentares terraplanistas. Ainda assim, o presidente resolveu arriscar e convidou aquele que era o mais renomado cientista de sua época.

Curioso, como todo cientista, Charles Darwin chegou até a subir a rampa do palácio para conhecer o presidente. Esperadamente, a primeira dama foi logo perguntando, antes mesmo de apresentá-lo à Comissão de Ética do Congresso Nacional do Terceiro Milênio, para mandar medir o seu QI.AR ou Quociente de Inguinorança Artificial Ressuscitável:

– Seu Charles, quantos votos o senhor tem?

– Perdão? – desculpou-se o cientista só por que não entendeu a pergunta.

– Perguntei quantos votos no Congresso o senhor tem, seu Charles.

– Perdão, me não conhecer ninguém por lá.

– Então não vai dar, seu Charles, o senhor não serve pra ser nosso ministro.

A partir daquele momento, Darwin começou a duvidar de sua própria teoria da evolução e deixou imediatamente o Brasil, com medo de ser contaminado pelo vírus do atraso. Depois do que acabara de ouvir, ele quase desistiu de sua viagem marítima à Austrália, onde pretendia conhecer um tal de ornitorrinco.

– Diabéisso?

– Sei lá, nem dá pra acreditar. Li num blogue que é um bichinho metade peixe, metade pato, metade boto, metade drone…

– Eita! São quantas metades? E por que ele quase desistiu da viagem?

– Ora, ora, são tantas metades quantas são as cabeças do dragão. O cientista quase desistiu da viagem porque era medroso. E seu maior medo era cair na grande cachoeira do fim do mundo, bem lá embaixo, no abismo da terra plana.

– Égua, já não se fazem mais cientistas como antigamente.

________________________________________________________________

Ouça o texto narrado pelo autor:

________________________________________________________________

Caro leitor, você também pode ouvir este texto, assistindo ao vídeo no canal YouTube do autor. Clique aqui ou anote o endereço: https://www.youtube.com/@salvadorpinho