Dez Escolas Municipais de Parnaíba participaram ontem (20) do II Festival Cultural: Africanidades e Afrobrasilidades em foco. Os estudantes se concentram próximo à Igreja de São Sebastião e caminharam rumo à Praça Santo Antônio.
A atividades faz parte de um projeto, que leva o mesmo nome, e visa enaltecer uma cultura que muito contribuiu com a formação brasileira. A animação era nítida entre os participantes, onde as fantasias davam um colorido à data em que se comemorava, nacionalmente, o dia da consciência negra.
E algo que não podia faltar era a capoeira, uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, mas que possui forte influência da cultura africana.
Hoje (21) e amanhã (22), acontecerão as atividades do projeto Africanidades e Afrobrasilidades no Porto das Barcas, a partir das 17:30, onde outras 10 escolas participarão da culminância do projeto.
E a alerta contra o preconceito surge desde cedo para as meninas do quarto e quinto ano de uma das Escolas Municipais. Elas já sabem que “As pessoas são como as flores, que tem cores diferentes”. E dão um show de consciência, algo que ainda falta em muito adulto.