A posse do novo Superintendente do Patrimônio do Piauí, João Martins, reuniu autoridades e representantes de classes na Câmara Municipal de Parnaíba, nesta sexta-feira (23). A cerimônia foi marcada pelo compromisso do atual gestor em focar na regularização fundiária.

Em seu discurso de posse, Martins falou da importância da Superintendência do Patrimônio do Piauí (SPU) para o desenvolvimento econômico e social do estado e também dos principais que terá à frente do cargo. “Estamos dispostos a dialogar com empresários, poder público e movimentos sociais. Será um diálogo baseado num protocolo, que são as normas estabelecidas para a questão da regularização fundiária desse estado e de todo o Brasil”, disse.

Representando o governador Rafael Fonteles (PT) na cerimônia, o Secretário de Governo, Marcelo Nolleto, acredita que o trabalho desempenhado por João Martins será fundamental para o desenvolvimento e solução das questões fundiárias no estado. “Colocar os ativos do patrimônio da união a favor do desenvolvimento econômico e social do estado é uma das principais missões do governo e estamos confiantes no trabalho que será desenvolvido pelo João Martins”.

Presente no evento, o Deputado Federal, Florentino Neto (PT) destacou a vasta experiência de João Martins na administração pública e sua competência para assumir as demandas da SPU. “Já estive à frente da SPU e sei da competência do João Martins para estar a frente desse cargo. O patrimônio da união tem que chegar aos mais pobres pela regularização fundiária, mas também deve gerar oportunidades de negócios e, sobretudo, dinamizar a indústria do turismo, que é uma indústria limpa e que gera muitos empregos”, afirmou.

A SPU, órgão o qual João Martins assume a Superintendência, autoriza a ocupação dos imóveis públicos federais, estabelecendo diretrizes para alienação de imóveis, cessão onerosa ou gratuita dentre outras formas de destinação.

Perfil João Martins

João Martins de Oliveira Neto é graduado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2001); mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pelo CIAGS/Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2015) e doutor em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULIsboa), Portugal (2022).

Em sua atuação profissional, foi Coordenador do Escritório Piauí (2003-2015); membro do Comitê Gestor Nacional da CARE Internacional Brasil (2014-2015); consultor de Tecnologias Sociais da Fundação Demócrito Rocha (FDR) (2017). Foi também diretor Presidente do Instituto Juventude Inovação (2016/2017), onde coordenou ações de Políticas Públicas de Juventudes, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Ceará, Brasil.