A segunda parte da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) teve início nesse dia 11 de junho. A comitiva de reitores e representantes das universidades filiadas à Abruem chegaram à Alemanha e foram recebidos na Universität Münster. Essa instituição conta com cerca de 40 mil alunos e mais de 130 campos de estudos, sendo a terceira maior universidade da Alemanha. Fundada em 1780, possui como áreas principais de estudo o Direito, Ciências da Saúde (Medicina), Filosofia e Teologia. Ao todo, são 16 graduações ofertadas pela universidade.

A viagem tem por finalidade firmar parcerias com as instituições de ensino superior alemãs para fortalecer o intercâmbio de alunos e trocas de conhecimentos entre ambos os países. Na primeira visita, foi assinado um termo de cooperação entre a Universität Münster, com a reitora Ursula Neles, e a Universidade de Pernambuco (UPE), com o reitor Carlos Calado.

Toda apresentação da Universität Münster ficou a cargo da pró-reitora de Assuntos Internacionais, Cornelia Denz. O presidente da Abruem e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, fez a apresentação da Associação e da comitiva brasileira. O diretor científico do Centro Brasileiro, Bernd Hellingrath, fez a apresentação da instituição durante o encontro. Toda a tradução e as explicações durante o evento foram feitas por Ricardo Schuch, colaborador da Abruem na Alemanha. A comitiva também será acompanhada até Frankfurt por Fernando Aymore, da Coordenação Acadêmica do Consulado Geral do Brasil, em Frankfurt.

A segunda parte da Missão Internacional segue até o próximo dia 22 de junho. Ao todo serão visitadas 13 instituições alemãs.