Reitor da Ufpi diz: parcerias com a Prefeitura de Parnaíba e a Câmara viabilizaram o Curso de Medicina
O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, disse nesta sexta-feira(8), em Parnaíba, que a aprovação do curso de Medicina para Parnaíba, a partir de 2013, é resultado do trabalho da Ufpi em parceria com a Prefeitura de Parnaíba e a Câmara Municipal deste município. Ele também agradeceu, em nome da instituição, ao empresário Chagas Fontenele pela doação do um terreno localizado às margens da Avenida Francisco Borges, há cinco quilômetros do aeroporto. O reitor informou que o terreno está sendo urbanizado e murado, além de existir o compromisso com a Prefeitura de fazer a pavimentação da área. Ele assegurou que as providências para o início do curso de Medicina já estão sendo adotadas para que a primeira turma inicie no próximo ano.
Segundo o reitor Luiz Junior serão preenchidas quarenta vagas na primeira seleção e mais quarenta na segunda, uma vez que o MEC autorizou 80 vagas para o campus de Parnaíba. “Então essa parceria é importante, disse ele referindo-se à Prefeitura e à Câmara Municipal de Parnaíba. Ele lembrou que desde 2006, quando o curso de Medicina foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Ufpi, que vem recebendo o apoio do poder público de Parnaíba. “O prefeito convidou o empresário(Chagas Fontenele) para me visitar e ver a nossa situação entre 2007 e 2008. Ele ficou sensível e disse: “Eu quero doar, eu quero dar a minha contra-partida(a Ufpi só tinha sete hetcares). Após a doação, pela Prefeitura, de 25 hectares na Avenida Padre Viera e do terreno na Avenida Francisco Borges, pelo empresário Chagas Fontenele, a universidade passou a contar com 57 hectares para seus projetos de expansão, informou.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Para garantir as exigências de um curso de Medicina, o reitor Luiz Junior informou que está reivindicando ao governo do Estado a transferência do Hospital Dirceu Arcoverde para o patrimônio da Universidade Federal do Piauí. Luiz Junior considera esta medidida necessária e disse que os entendimentos com governo do Estado estão avançados. “É necessário porque nós precisamos investir no hospital, construir novos espaços, adquirir novos equipamentos. Esse hospital passando para a universidade só quem vai ganhar é o município e a região, pois vai ser um hospital federalizado”, justificou.
Sendo passado ao controle da Ufpi, o Dirceu Arcoverde servirá também para os estágios, com acompanhamento de profissionais experientes, de estudantes de todos os cursos da Ufpi em Parnaíba da área de Medicina, segundo explicou o reitor.