A 1ª degustação de iguarias à base de peixes e frutos do mar abundantes em nossa região e nas áreas de manguezal do Curso de Cozinheiro Básico do Senac. Foto: Daniel Santos

Através de uma releitura dos pratos regionais que uma nova proposta gastronômica foi apresentada pelos alunos do Curso de Cozinheiro Básico do Senac em Parnaíba. Na manhã da última sexta-feira (13) foi realizada a primeira degustação de iguarias à base de peixes e frutos do mar abundantes em nossa região e nas áreas de manguezal. 

Segundo a instrutora Inês Melo, a criatividade na elaboração das receitas busca destacar a matéria-prima da região litorânea do Piauí em um patamar de pratos supervalorizados, pois os frutos do mar e iguarias da região são exportados as toneladas e vendidos a preços exorbitantes em outros estados. 

Apesar de ser um curso básico de cozinheiro, os pratos apresentados podem levantar o nível de restaurantes como petiscos, entradas, prato principal e serviços de buffet. De fato são iguarias que podem ser adotadas para um turismo gastronômico. Para os alunos do Curso de Cozinheiro Básico do SENAC este momento é muito importante numa releitura de alimentos regionais com aspectos caprichados. 

No momento de saborear as iguarias do Curso de Cozinheiro Básico foi provado que com criatividade e bom gosto é possível proporcionar uma experiência nova de degustação. Entre tantos sabores, o que mais rendeu comentários foi o bolinho afrodisíaco da Chay, inspirado na personagem Shayiene da novela Cheias de Charme.   

Nos pratos preparados se destacam a manjuba, o marisco, sardinha, ostra e outros peixes muito encontrados no litoral do Piauí e pescados por famílias das localidades de Ilha Grande de Santa Isabel e Barra Grande.