A diretora do Detran-PI (Departamento Estadual de Trânsito), Luana Barradas, informou ontem (8) que, até o fim do primeiro semestre deste ano, a população poderá renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de sua casa.

Segundo a diretora, neste momento, a instituição precisa evoluir o que já foi implantado, para que, até junho ou julho, o processo de renovação da habilitação sem a necessidade de ir até o Detran seja concluído.

“Ele não vai mais precisar ir ao Detran fazer ali a foto, ele vai conseguir renovar, através das informações de sistema ou do próprio Banco de Dados do Detran ou da Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto Digital da Carteira Digital que temos no nosso estado”, declarou.

Luana Barradas ainda informou que o Detran possuía mais de 60 sistemas e que o órgão tem trabalhado para a existência de uma única plataforma de veículos e habilitação, a fim de dar mais agilidade aos processos.

“Neste momento, desde o feriado, a gente está aí na mudança da parte de veículos, ou seja, é a última fase para que a gente esteja aí numa única plataforma. É claro que a gente está num momento de ajuste, de instabilidade, mas a gente tem a expectativa de que., até o final de semana a gente consiga estar numa plataforma única, sem nenhuma instabilidade para o serviço de veículos”, finalizou