Restauração da Praça da Graça será concluída em março

A Praça da Graça, em Parnaíba, é muito mais que que um logradouro público. É um dos principais símbolos da cidade e que está sendo restaurado pela Prefeitura de Parnaíba, com a orientação do Insituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), que fez o tombamento da área. Falar na Praça da Graça é mexer com a sensibilidade dos parnaibanos, especialmente aqueles mais saudosistas que viveram a época do romantismo do local com suas palmeiras imperiais, o coreto que recebia os artistas nos dias festivos, os festejos da padroeira(que ainda acontece), entre outros eventos.  Tamanha devoção tem muitas razões para existir. Uma delas é que a a praça foi palco, entre outras coisas, da proclamação da Independência do Brasil em solo piauiense.

A Praça da Graça teve seu projeto arquitetônico alterado no governo municipal de Batista Silva, abrindo uma ferida que ainda hoje não cicatrizou no tecido social parnaibano. Depois de muito tempo se deteriorando, finalmente a Praça começa a ganhar um aspecto mais amigável, com a colocação de novo piso de tijolo paver intertravado nas cores cinza e concreto, além de outros itens como rampas para cadeirantes, canteiros em torno das árvores, substituição de meios-fios e outros benefícios.

Um item que tem chamado a atenção neste processo de restauração são os novos bancos, que serão em granito, como um exemplar já construído em frente iIgreja Matriz de Nossa Senhora da Graça. “Serão utilizados 230 metros quadrados de granito para substituir todos os bancos existentes na praça”, contabiliza o engenheiro Ronald Santos, responsável pelas obras de restauração. Ele anuncia a conclusão, até a metade de março, das obras referentes à primeira etapa das obras.

As manifestações das pessoas que passam ou trabalham na praça tem sido, na maioria, positivas. Francisco das chagas Sampaio, o Louro, que há várias décadas é dono de uma banca de jornais e revistas no local testemunha, diariamente, muitos comentários sobre a nova feição da praça. “O que se ouve é que Parnaíba está de parabéns pois a Praça da Graça está ficando linda e que ha muito tempo estava precisando desta restauração”, disse.

Outro parnaibano que aprova a intervenção do município no sentido da restauração é João Havelino Soares. “A praça  é um ponto turístico que precisa ser preservado, estava muito feia e depredada, até que enfim resolveram tomar providencias”, comemorou.

Opinião muito parecida tem o turista Pedro Santos, que mora em São Luz. Diz ele: “Vi esta praça linda, cheia de árvores e plantas; vi patinhos nesses lagos e até a fonte jorrando e vi também esta mesma praça se acabando. Graças a Deus resolveram cuidar desse belo patrimônio”.

A RESTAURAÇÃO

A restauração da Praça da Graça foi iniciada no final do ano passado, depois que a Prefeitura de Parnaíba teve seu projeto arquitetônico aprovado pelo Iphan, com várias modificações para adequá-lo às normais legais que tratam da preservação de bens tombados. A área que será beneficiada com novo piso mede oito mil metros quadrados, que está recebendo o tijolo do tipo pave intertravado, medindo 20cm de comprimento, 10 centímetros de largura e quatro centímetro de espessura. Segundo informações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, trata-se de um material resistente com capacidade para suportar uma pressão de até 150 quilos por centímetro quadrado. O empresário Ronaldo Santos explicou que a fonte de água e outros itens de paisagismo não estão nesta primeira etapa de restauração da Praça da Graça.

Informações Acesse 24 Horas