Com mais espaço para desfilar, a escola promete inovar com carros alegóricos em tamanhos bem maiores

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Cais foi fundado em 1997, despontando no Bairro São José como uma nova proposta para o carnaval parnaibano. De acordo com o atual presidente da Império do Cais, José do Nascimento, o Cafuringa, a escola surgiu a partir da Unidos dos Tucuns. Ainda de acordo com Cafuringa, em seus 15 anos de samba a escola alcançou oito títulos e contou com a participação de muitos integrantes.

A Império do Cais conta ainda com equipes fixas na diretoria, produção e organização da escola e para a avenida promete levar nesse ano aproximadamente quinhentas pessoas distribuídas entre alas, carros e bateria. O carnavalesco Cafuringa afirma que o grupo total que participa é inconstante mas que certamente aumenta a cada ano.

Em 2012 a escola leva para a avenida o teatro desde suas origens à chegada e atuação em Parnaíba. Este tema, assim como todos os outros já apresentados ao longo de sua participação, foi amplamente discutido com uma comissão criativa, para só então, darem início aos trabalhos que levam o ano inteiro, que intensificam-se ainda mais no segundo semestre.

Ainda sobre a composição da escola de samba, Cafuringa disse que há uma preocupação em convidar pessoas compromissadas com o carnaval. Ele também lembrou que em relação aos componentes menores de idade a escola pede autorizaçãodo juizado do menor. “Fazemos isto para que a ala das crianças possam participar da festa dentro da legalidade”, explicou. O carnavalesco disse que todos os momentos da organização do carnaval são importantes, mas o que lhe acarreta mais emoção é o instante em que a escola entra na avenida.