Restaurante Popular de Parnaíba (Foto: Reprodução)

A empresa Serv Cozinha, que administra o Restaurante Popular de Parnaíba, deverá ser substituída pelo Sistema SESC/SENAC do Piauí, segundo proposta do Projeto de Lei, aprovado durante as duas  sessões extraordinárias (sem remuneração) realizada ao meio dia desta terça feira, sob a presidência da vereadora Neta Castelo Branco.

Com a aprovação do Projeto, a Prefeitura fica autorizada a celebrar convênio com o SESC e o SENAC, para que esses órgãos passem “a implementar e a gerir a operacionalização dos serviços de produção de refeições coletivas do programa do Restaurante Popular”, além de proporcionar a cooperação técnica para a utilização das instalações do restaurante a fim de que sejam realizadas oficinas profissionalizantes por parte do SENAC. Para tanto, o Poder Executivo vai abrir Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 220.000,00.

O vereador Gerivaldo Benício parabenizou o prefeito Florentino Neto pela providência, lembrando o incidente havido no Restaurante Popular, em maio deste ano, quando cerca de 200 pessoas passaram mal após ingerirem alimentos supostamente estragados. “O Sesc tem know how para trabalhar neste setor de alimentos e quem vai ganhar com isso é a população”, citou Gerivaldo. O vereador Antônio Diniz também elogiou a medida do projeto, destacando também a excelência da qualidade dos serviços do SESC no setor, o que certamente impedirá a ocorrência de outro incidente, como o que aconteceu sob a gestão da empresa Serv Cozinha.

Ainda nas duas sessões realizadas hoje, os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade da realização anual do SALIPA – Salão do Livro de Parnaíba, que tem por objetivo valorizar os artistas  locais e estabelecer o intercâmbio cultural destes com autores nacionais e internacionais, bem como estimular o hábito da leitura.

Os vereadores também aprovaram outro projeto de lei autorizando o Poder Executivo a firmar convênio com a Universidade Estadual do Piauí, Campus de Parnaíba e com a EJAGRO – Empresa Júnior de Agronomia, para fins de implantação e manutenção do viveiro de produção de mudas de essências florestais e frutíferas.

“O objetivo é estabelecer condições para viabilizar a instalação e funcionamento de um viveiro de produção de mudas para serem utilizadas no replantio de árvores nativas nas ruas, praças e demais logradouros públicos, promovendo o aprendizado relacionado às ciências agrárias e biológicas, bem como ações de educação ambiental junto à comunidade, em parceria com os docentes e discentes dos cursos de Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas da UESPI-Parnaíba”, destaca o prefeito Florentino, na justificativa do projeto.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Parnaíba