O ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira foi banido do futebol profissional. O anunciou foi feito hoje pea Fifa, após julgamento das acusações de propina durante a preparação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. A punição é vitalícia.

Um quadro independente do conselho de ética ligado à entidade anunciou as sanções ao ex-dirigente, que atuou como presidente da Conmebol e da CBF e foi executivo da Fifa. Teixeira foi investigado por um esquema de corrupção durante o período de 2006 a 2012, que envolvia propinas e a venda preferencial de direitos de televisão e marketing de competições da CBF e da Conmebol.

A decisão divulgada pela Fifa aponta que Teixeira agiu contra o artigo 27 do código de ética da entidade, que aponta propina. A sanção é o banimento por toda a vida de qualquer atividade ligada ao futebol, em qualquer campo, incluindo o esportivo e o administrativo, em âmbito nacional ou internacional. Além disso, ele foi multado em 1 milhão de francos suícos, o que equivale a pouco mais de R$ 4 milhões.

Teixeira foi notificado hoje da decisão, que foi publicada oficialmente no site da Fifa. Fontes do UOL indicam que o dirigente vai recorrer da decisão em cortes suíças.

Fonte: Uol