X 2

O River-PI volta a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro pela segunda vez e de forma consecutiva. Maior pontuador piauiense no torneio nacional desde a sua primeira edição em 2009, com 13 pontos (o clube foi foi punido pelo STJD com a perda de 4 pontos por escalação irregular do lateral-direito George Michael, terminando a fase classificatória com nove pontos), o time tricolor segue em busca de quebrar o tabu de ser a primeira equipe do estado a avançar para a segunda fase.

Contudo, o Galo ainda tem uma meta a cumprir: fazer uma campanha melhor do que o Parnahyba. Em 2013, o Tubarão mesmo com 11 pontos na primeira fase, terminou a competição na 20° colocação, contra apenas o 27° lugar do Tricolor em 2014.

Na Série D do ano passado, o River-PI bem que tentou, mas não conseguiu a vaga para as oitavas de final do torneio. Com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, o Galo ficou atrás do Remo e Moto Club no Grupo 2. No entanto, o desempenho tricolor foi aquém do rival estadual, o Parnahyba.

Durante certame de 2013, quando o time do litoral foi o representante piauiense na competição, a campanha na classificação geral foi superior. O Tubarão alcançou 11 pontos ganhos, terminou em terceiro, mas também ficou pela primeira fase, mas naquela temporada, o time azulino chegou ao vigésimo posto dentre as 40 equipes participantes.

Antes de River-PI e Parnahyba, outros dois times representaram o Piauí no torneio. Em 2009 e 2010, o Flamengo-PI sequer ameaçou os adversários na sua chave. A Raposa amargou o último lugar no grupo nas duas participações. Também de maneira seguida o Comercial-PI figurou no cenário nacional. Em 2011, o Bode marcou sete pontos, mas ficou em último. Já em 2012, o time de Campo Maior melhorou seu retrospecto com um terceiro lugar com oito pontos conquistados.

A estreia do River-PI na Série D acontece no dia de 12 de julho contra o Interporto pelo Grupo A-2, no estádio Albertão. Imperatriz-MA, Guarani de Juazeiro, do Ceará, e Santos-AP completam a chave.

Confira as campanhas dos times piauienses na Série D do Brasileirão:

2009 – Flamengo-PI
Eliminado na 1° fase (5 pontos)
Classificação geral: 31°

2010 – Flamengo-PI
Eliminado na 1° fase (3 pontos)
Classificação geral: 37°

2011 – Comercial-PI
Eliminado na 1° fase (7 pontos)
Classificação geral: 35°

2012 – Comercial-PI
Eliminado na 1° fase (8 pontos)
Classificação geral: 29°

2013 – Parnahyba
Eliminado na 1° fase (11 pontos)
Classificação geral: 20°

2014 – River-PI
Eliminado na 1° fase (13 pontos) – O Tricolor foi foi punido pelo STJD com a perda de 4 pontos por escalação irregular do lateral-direito George Michael. No final, ficou com 9 pontos.
Classificação geral: 27°

Fonte: G1