Ronaldinho Gaúcho está de volta a Belo Horizonte. A última cidade em que o ex-melhor jogador do mundo brilhou na vitoriosa carreira receberá o craque para homenagem no Estádio Mineirão. Palco de conquistas, e também de três despedidas, o Gigante da Pampulha imortalizará os pés de R10 na calçada na fama do Museu Brasileiro do Futebol, nesta terça-feira.

Além disso, haverá galeria de quadros pintados pelo artista mineiro Camaleão. Intitulada de “Fragmentos de um Gaúcho”, a exposição apresenta telas que conta a trajetória do camisa 10 no futebol mundial. Foi no Mineirão que Ronaldinho venceu dois dos principais títulos pelo Atlético-MG: Copa Libertadores e Recopa Sul-Americana. Também abocanhou um Campeonato Mineiro pelo Galo.

A relação começa em 2000, ainda no Grêmio, quando oscilava entre a titularidade e a reserva no time tricolor. Fez apenas uma partida, pela Copa João Havelange, em empate de 2 a 2 justamente contra o Atlético. Depois, só voltaria à Pampulha em 2008, mas não para atuar. Fora da Seleção Brasileira, marcou presença na tribuna do Mineirão no jogo Brasil 0x0 Argentina. Ele seria, naquela data, convocado por Dunga para a Olimpíada de Pequim, onde seria medalhista de bronze.

A relação entre R10 e Mineirão retornaria quando o meia-atacante já era jogador do Galo e também convocado para a Seleção Brasileira. Em 2013, chamado por Felipão na preparação da Copa, envergou a braçadeira de capitão no jogo de Eliminatórias contra o Chile.

R10 no Mineirão

Estreia

outubro/2000
Na reta final como jogador do Grêmio, R10 foi titular no Mineirão pela Copa João Havelange. Substuído por Itaqui, viu o seu time empatar em 2 a 2 com o Atlético. Marques, hoje gerente de futebol do Galo, abriu o placar.

Seleção Brasileira

junho/2004
O Brasil voltava a jogar no Mineirão depois de nove anos. Vitória contra a Argentina por 3 a 1, com hat-trick de Ronaldo Fenômeno. Ronaldinho se preparava para ganhar o primeiro título de melhor do mundo. Machucado, foi cortado do jogo por Parreira. No jogo anterior da Seleção, ele esteve em campo justo contra a Seleção da Catalunha, no Camp Nou.

junho/2008
Outra vez contra a Argentina, a Seleção Brasileira entrava em campo pelas Eliminatórias na Pampulha. Ronaldinho, que não havia sido convocado naquele ano, compareceu ao jogo como torcedor, nas tribunas. Ele seria chamado, naquele dia, para fazer parte do time de Dunga medalhista de bronze em Pequim.

abril/2013
Jogo em casa, com a torcida a favor, momento em alta. R10 marcou presença na lista de Scolari para o duelo contra o Chile. Braçadeira de capitão, mas um atraso fatal para não ser chamado para a Copa do Mundo de 2014.

Atlético

Gols e troféus
Pelo Galo, Ronaldinho participou da reinauguração do Mineirão em fevereiro de 2013, em clássico perdido contra o Cruzeiro. Fez gol no Villa Nova, no próprio Cruzeiro (do título mineiro daquele ano) e venceu Olimpia e Lanús em finais continentais. Ainda perderia o Estadual de 2014 diante da Raposa.

Fonte: Globoesporte.com