O jornalista Rubem da Páscoa Freitas, 81 anos, completados no dia 7 de abril de 2013, voltou a ser internado no início da noite do dia (12) na Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, em Parnaíba. O jornalista havia sido internado no dia 03 de novembro, teve uma melhora e foi dada alta tendo ido pra casa. Rubem Freitas apresentava um quadro de diabetes em estágio avançado com complicações cardiorrespiratória o que deve ter causado a morte na tarte desta quinta-feira, por volta das 14 horas.
Rubem Freitas vinha trabalhando ultimamente apenas no jornalismo social, para construção de uma Parnaíba melhor e mais humana.
O jornalista congregava a imprensa de Parnaíba há mais de 50 anos com a realização da Semana da Imprensa, programação realizada anualmente. Este ano foi realizado no período de 10 a 15 de setembro com diversas atividades de confraternização. A programação foi definida por Rubem Freitas e outros três jornalistas – Renato Bacellar, Bernardo Silva e Antônio Gallas. O radialista Cícero Evandro o “Holyfield”, que morreu este ano em 25 de junho, foi lembrado com homenagem em celebração religiosa.
Tutoiense de nascimento, parnaibano de coração
Rubem da Páscoa Freitas (Rubem Freitas), nasceu e viveu até aos 14 anos em Tutoia – MA. Mudou-se para Parnaíba para trabalhar e estudar. Fez o ensino fundamental no Ginásio Nossa Senhora de Lourdes – Parnaíba-PI e o Ensino Médio na Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, também em Parnaíba-PI. Começou a trabalhar em 1948 na empresa Mavignier & Cia. Exerceu a função de Redator em 1958 na empresa Gazeta do Piauí, logo depois, como Redator e Superintendente da Gráfica Folha do Litoral. Chegou a exercer a função deAssessor de Cultura na Prefeitura Municipal de Parnaíba em 2000.
Fonte: Jornal da Parnaíba