Usuários de redes sociais têm relatado que uma onda de ataques hackers tem acontecido nos últimos dias. Postagens de eletrodomésticos nos stories e até venda de dinheiro falso são algumas das formas encontradas pelos golpistas para induzir mais gente ao erro. Tudo isso, em nome da pessoa que teve o perfil hackeado. Um risco que todos que usam o ambiente virtual, seja para trabalho ou entretenimento, estão sujeitos. 

 

 

 

As redes sociais já dispõem de vários recursos para aumentar a segurança dos usuários dentro desse ambiente de internet. O problema é que muita gente desconhece essas ferramentas e acabam sendo alvo fácil de criminosos. “Para você prevenir algo bem básico deve ser feito. Quando você faz o seu cadastro no Facebook ou Instagram tem a opção de fazer a autenticação de dois fatores, que nada mais do que uma proteção para sua própria conta. Qualquer pessoa que tentar fazer um login na sua conta, seja no Google, seja no Facebook, se a autenticação estiver funcionando, vai chegar uma mensagem no seu celular ou outra forma que você tiver escolhido a autenticação, que alguém está tentando fazer o login no seu lugar”, explicou o especialista em tecnologia, Jorge Lopes. Lembrando que a autenticação de dois fatores pode ser feita após a conta ter sido feita. Sendo assim você pode ativa no Instagram da seguinte maneira: 

 

  1. Acesse seu perfil e toque no menu (três barras);
  2. Toque em “Configurações”;
  3. Role a tela para baixo e toque em “Autenticação de dois fatores”;
  4. Toque em ao lado de “Mensagem de texto”
  5. Se você não tiver um número confirmado, informe um;
  6. Após inserir o número de telefone, toque em “Avançar”;
  7. O Instagram vai enviar um SMS com o código de seis dígitos;
  8. Insira o código no Instagram e complete o processo de reforço de login.

 

No Facebook também é bem fácil:

 

  1. Acesse as Configurações de segurança e de login.
  2. Role a tela para baixo até Usar autenticação de dois fatores e clique em Editar.
  3. Escolha o método de segurança que deseja adicionar e siga as instruções na tela.

 

Ao configurar a autenticação de dois fatores no Facebook, você precisará escolher um dos três métodos de segurança:

 

  • Tocar na chave de segurança em um dispositivo compatível.-
  • Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros.-
  • Códigos de SMS no seu celular.

 

Quem armazena dados bancários e utiliza as ferramentas de internet banking no celular, tem que ter cuidado redobrado. A segurança das senhas e dados pessoais é algo que tem que ser observado para evitar que hackers invadam sua conta e vaze seus dados financeiros pela internet.