Complexo Porto das Barcas, Parnaíba PI (Foto: Divulgação)

Uma grande vitrine do potencial turístico da Rota das Emoções está sendo montada pelas prefeituras de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia em parceira com o SEBRAE (PI, MA, CE) e Governo do Estado do Piauí, trata-se do Salão de Turismo da Rota das Emoções, evento que faz parte do Festival das Emoções, que acontecerá de 18 a 20 de outubro, no litoral piauiense.

O Salão de Turismo da Rota das Emoções é o principal foco do festival e acontecerá no Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba, Norte do Piauí, a 340 km de Teresina. O Salão acontecerá simultaneamente com as demais ações do Festival e será estruturado em quatro áreas distintas: Mostra do Turismo, espaço para os municípios exporem seus produtos e serviços abrindo espaço para divulgação de roteiros complementares à Rota; Área de Comercialização, com vendas de roteiros, artesanato e produtos alimentícios artesanais e regionais; Área do Conhecimento, visando promover encontro com os prefeitos dos municípios que compõem a Rota das Emoções, com seminários e mesas redondas sobre a cooperação empresarial na Rota; Área de Integração com a mídia, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os profissionais da imprensa.

Para os realizadores do evento, serão apresentadas as potencialidades dos 14 municípios que compõem a Rota das Emoções, com o intuito de aproximar as comunidades dos três estados, fomentando o desenvolvimento regional e melhorando a integração pública, privada e com associações comunitárias, de forma a popularizar os destinos da rota, incentivando assim o turismo regional. “Nós estávamos focando nisso há algum tempo e o Salão de Turismo e o Festival vieram para fazer essa integração e divulgação desse grandioso roteiro”, afirma Élcio de Lima Nunes, gerente do escritório Regional do SEBRAE de Parnaíba.

O Salão de Turismo da Rota das Emoções reunirá artesanato, gastronomia, exposição de artes plásticas e fotografias, música e negócios, com um espaço montado pelo SEBRAE para legalização de empresas informais. “Teremos um espaço onde trabalhadores informais poderão profissionalizar seu trabalho, com auxílio do SEBRAE, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados a quem visitar o roteiro”, destacou Gilson Vasconcelos, Gerente da Unidade e Comércio e Serviços do Sebrae em Teresina, que acrescentou ainda o caráter itinerante que o espaço terá, pois nas próximas edições acontecerá nos demais estados que compõem a rota, Ceará e Maranhão.

O evento contará com 56 estandes para exposição dos atrativos regionais e apresentações culturais; além disso, os municípios terão um espaço para apresentar seus produtos em um palco montado no próprio Porto das Barcas. Élcio Nunes citou, como exemplo, o município de Ilha Grande, no litoral do Piauí, que irá mostrar um pouco sobre o Festival do Caranguejo, que acontecerá em novembro deste ano. Para ter direito a apresentar seus eventos, os municípios, empresariado, entidades e grupos organizados deverão enviar suas propostas de inscrições até o dia 27 de setembro para a Superintendência Municipal de Turismo e Esporte, localizada na sede da Prefeitura de Parnaíba, na Rua Itaúna, nº 1434. Para cada modalidade haverá ficha de inscrição e regras pré-definidas aos interessados em inscrever seu município, expor trabalhos como pinturas, bordados, escultura ou fotografias, venda de roteiros, artesanato ou produtos alimentícios, participar do espaço das apresentações culturais ou do encontro de negócios entre compradores e fornecedores.

Agências e operadoras de turismo regionais também terão um espaço distribuído em 18 estandes, nos quais poderão apresentar e comercializar seus roteiros e trocar informações com agências nacionais que também participarão do evento, melhorando a divulgação dos destinos para outros centros, além do Nordeste. “Essa será uma grande oportunidade para a divulgação de roteiros, pois nos ressentimos muito desse roteiro incrível ser tão conhecido internacionalmente e pouco visitado por nós, moradores do Piauí, Ceará e Maranhão”, ressaltou Vasconcelos.

Na Área de Conhecimento, o salão busca reduzir fronteiras entre todos os prefeitos eleitos dos 14 municípios que fazem parte do roteiro, com discussões que buscarão fomentar a cooperação empresarial e de como cuidar do patrimônio cultural e paisagístico, por exemplo. No salão do turismo, o visitante poderá degustar comidas típicas da região na praça de alimentação. Uma sala de imprensa também estará equipada para receber os jornalistas.

Paralelo ao salão de turismo, que é o foco principal deste Festival das Emoções, o evento também terá atrações musicais e tendas eletrônicas, além de eventos esportivos, com as provas Enduro das Dunas, GP Delta de Ciclismo, Arena Kite Surf, Corrida Cross Country “Trail Runner”, com premiação de R$ 60 mil.