O Piauí registrou 7.650 casos de dengue em 2014, o que significa um aumento de 53,8%, em relação ao mesmo período de 2013. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí confirmou que 34 municípios piauienses registraram alta no número dos casos, os dados foram divulgados pela coordenação estadual de Vigilância Ambiental. Por conta disso, medidas para o combate e prevenção da doença já estão sendo tomadas.

O forte calor e as chuvas registradas são propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entretanto, os altos índices não estão relacionados apenas ao período chuvoso. O secretário da Saúde, Francisco Costa, acredita que a situação indica que, após os bons resultados de anos anteriores, houve uma acomodação por conta das equipes de prevenção. A população também exerce papel fundamental no combate à dengue. “Sabemos que esses índices não dependem exclusivamente do controle dos órgãos, o combate à dengue é uma tarefa de toda a população”, frisou o secretário.

A Sesapi, em parceria com o Governo Federal, incentiva a realização, no dia 7 de fevereiro, a Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Chikungunya, em todos os municípios piauienses. Para os dois casos, as medidas para o controle da doença são as mesmas, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Os índices de morte também registraram alta. Foram cinco mortes no Estado, contra apenas duas em 2013. Em relação à febre chikungunya, o Piauí não registrou nenhum caso.

Os municípios que registraram alta foram: Alvorada do Gurguéia, Barras, Cajueiro da Praia, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão de Campos, Capitão Gervásio Oliveira, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Cristino Castro, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio,  Esperantina, Fartura do Piauí, Geminiano, Guaribas, Inhuma, Jacobina do Piauí, Júlio Borges, Jurema, Luís Correia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Paquetá, Picos, Pimenteiras, Santo Antônio dos Milagres, São João da Varjota, São João do Arraial, São José do Divino, São Luís do Piauí, Tanque do Piauí e Teresina.

Fonte: CCom