Um incentivo a leitura e a escrita que forma cidadãos mais conscientes é uma realidade do Salão do Livro de Parnaíba, o SALIPA, que chegou a sétima edição na noite de quinta-feira (28/11), e este ano está sendo realizado pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura. O secretário Fábio Novo destacou a realização do salão do livro em outros municípios e a satisfação em estar retomando o SALIPA. Informou que a parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPDPar) e a UFPI.

Aberto ao público, o Salão do Livro de Parnaíba estimula a participação nas discussões literárias e principalmente instiga a formão de jovens eleitores. O Salipa foi implantado na cidade de Parnaíba na gestão de Zé Hamilton quando prefeito. Este, por sua vez, enfatizou a importância da literatura ao afirmar que quando o indivíduo se aproxima do materialismo, perde a sensibilidade humana. Na oportunidade, o suplente de Senador Zé Hamilton (PTB-PI) exaltou o homenageado, in memoria, que é o ex-secretário do Planejamento, Antônio de Pádua Franco Ramos.

Um dos incentivos ao hábito da leitura são as obras sendo vendidas por preços mais baixos, que os praticados no mercado. Além de contar com vasta programação. O professor Wellington Soares, coordenador do SALIPA, chamou a Parnaíba, por ocasião do evento, de capital do livro do Piauí.

A atividade literária, com o acesso a obras, assegura o processo de democratização do saber através da aquisição do livro. O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, informou ter articulado a retomada do SALIPA juntamente com o secretário de Cultura Fábio Novo. Oportunizar discussões e intercâmbio com o público para promover os interesses à cultura literária que amplia a consciência.