Com a pandemia os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tiveram mais um desafio, que é identificar os casos suspeitos da Covid-19, referente às pessoas que procuram ser atendidas pelo órgão de saúde. Em Parnaíba, o SAMU fica no Bairro Nova Parnaíba e atende, algumas vezes, quase trinta casos suspeitos de Covid-19  por dia.

 

Segundo Paulo José dos Santos Araújo, superintendente de Urgência e Emergência de Parnaíba, o atendimento do SAMU não é o de uma ambulância social que faz transporte de paciente, as pessoas procuram o serviço e um médico faz a consulta inicial pelo número telefônico 192. Após esta triagem, a equipe se paramenta para atender o caso suspeito de Covid-19 e segue para o atendimento. Em seguida, após o retorno, os EPI’s são descartados e a higienização é reforçada.

 

Em casos de outros atendimentos, ao chamar o Samu, é importante avisar se tiver sintomas de Covid-19, ou se alguém da família tem, para que a equipe se prepare na hora de ir atender. Desfalcar uma equipe do serviço de urgência e emergência, por causa de infecção do coronavírus, afeta o sistema de saúde.