É de Sarah Menezes (48 kg) o lugar mais alto do pódio no Grand Slam de Judô disputado em Moscou, na Rússia. A piauiense teve menos punições e bateu Otgontsetseg Galdabrakh, atleta da Mongólia, na luta final. Foi o primeiro ouro brasileiro no GS de Moscou, disputado neste sábado (20).

O título veio em um dia especial. Hoje é aniversário de Rogério Menezes, pai da judoca. É também véspera do aniversário de um ano do ouro olímpico nos Jogos de Londres, medalha conquistada em 28 de julho do ano passado.

Em matéria publicada na edição deste sábado (20) de O DIA, Sarah comentou o desejo de trazer esse presente para casa. “Nada melhor do que dar a medalha de presente de aniversário para o meu pai e comemorar o ouro olímpico com outro ouro”, disse.

Os pais da judoca acompanharam a luta em um restaurante na praia de Atalaia, litoral do Piauí. Após a vitória, uma banda que se apresentava no local tocou o hino nacional em homenagem à piauiense. 

Para conquistar o ouro, Sarah entrou três vezes no tatame. Na preliminar, derrotou Monica Ungureanu, da Romênia. Na luta seguinte, já na semifinal, vence a Italiana Valentina Moscatt. A luta final foi contra a mongol Otgontsetseg Galdabrakh, derrotada nos critérios de desempate.

A vitória na Rússia garante à Sarah um prêmio de 5 mil dólares e 500 pontos no ranking mundial. A brasileira é a atual líder do ranking na categoria até 48 kg (ligeiro).

Fonte: O Dia