Male Doctor Using Digital Tablet

População da Planície Litorânea passa a contar com maior estrutura no atendimento em saúde.

Conclusão de dez leitos para Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e mais dez leitos para Cuidados Intermediários Nenonatal (UCIN), ampliação da Casa da Gestante e Centro de Parto Normal (CPN), além da implantação do serviço de oncologia e a ampliação de leitos de retaguarda. Essa é realidade da saúde na Planície Litorânea, com sede em Parnaíba, que foi apresentada pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, durante visita ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) e na audiência com o Ministério Público realizada no município.

“A conclusão desses 20 leitos de terapia intensiva vai ajudar muito na qualidade dos casos de alto risco que precisam desta assistência”, explicou o secretário. Nos leitos de retaguarda, para enfermaria clínica são mais de cem novos leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mais 22 para cuidados prolongados. Com isso, Parnaíba vai oferecer 123 novos leitos que vai atender a todos os municípios da Planície Litorânea.

Outro avanço na saúde são os cuidados aos pacientes oncológicos, com a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), primeiro centro fora de Teresina para o atendimento aos pacientes com câncer. A unidade vai ofertar tratamento desde consulta, exames, cirurgias e quimioterapia para os cânceres de mama, colo de útero, próstata e colo retal. Anualmente, serão disponibilizados 650 cirurgias e mais de cinco mil procedimentos de quimioterapia, beneficiando mais de 640 mil pessoas, incluindo ainda os municípios de Cocais.

“A proposta do governo do Estado é aproximar cada vez mais os serviços de saúde à população. Em oncologia, como o tratamento muitas vezes é demorado e o paciente ficmatera muito debilitado, quanto mais próximo de casa, melhor o acolhimento”, afirma o secretário, acrescentando que além de Parnaíba, a população já conta com outra unidade em Teresina, no Hospital Universitário (HU) e futuramente mais uma no sul do Estado.

A secretária de Saúde do município de Luiz Correia, Socorro Candeia, exaltou os avanços nos serviços ofertados na rede pública naquela região, “a implantação da oncologia certamente é um dos maiores ganhos atualmente”.

Olhar Bem
O secretário de Estado da Saúde também visitou o último dia do Programa Olhar Bem em Parnaíba. Contemplando o território, foram mais de mil cirurgias de catarata realizadas.

A próxima etapa do programa será de 22 a 25 de junho, em Corrente.

Fonte: Ccom