A Penitenciária Mista de Parnaíba está passando por um regime especial de trabalho com vistas na padronização da rotina carcerária e a implantação de protocolos de segurança. Após trinta dias de experiência, o coronel Carlos Augusto, secretário de Justiça do Piauí, realizou a visita ao presídio na manhã desta sexta-feira (24/02) para reconhecimento e avaliação do trabalho realizado com apoio do Grupo Tático Prisional (GTP). Na oportunidade equipamentos novos para aumentar a segurança dentro do presídio foram entregues pela Secretaria para reforço das ações.

“O GTP está aqui dentro com o novo protocolo, com horários determinados para revista, para trabalho, para assistência religiosa, estamos há 30 dias estabelecendo uma rotina e hoje encerram essa capacitação com todos os policiais penais, todos os profissionais que trabalham aqui dentro desta unidade, entregando também armamentos, equipamentos, aquilo que traz mais segurança para o sistema, para os apenados e, sobretudo, para aos policiais penais”, esclareceu o secretário Carlos Augusto.

A evolução de agentes penais para Polícia Penal foi um dos avanços importantes na gestão do sistema no Piauí. Com a gerência da unidade de Parnaíba apoiada pelo Grupo Tático Prisional (GTP) na padronização de ações dentro do que presídio pode garantir, o espaço torna-se mais seguro.

“Nós tivemos aqui o acompanhamento de uma equipe do GTP que trouxe experiências outros presídios aos quais já vinham trabalhando, aliados a rotina que nós já tínhamos aqui na penitenciária mista de Parnaíba pudemos aprimorar e aperfeiçoar , criando assim um anual de procedimentos que vão a partir de agora guiar o trabalho da penitenciária mista de forma a guiar e ampliar, tanto a segurança quanto a melhoria de trabalho na unidade”, reforçou Fernando Caldas, gerente da Penitenciária de Parnaíba.