fábioO Secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu esteve no Programa Agora nesta quarta-feira, onde concedeu entrevista no Quadro Bastidores da Política.

Em considerações iniciais, Fábio Abreu falou de como os mecanismos de segurança tem agido no Piauí para conter casos de criminalidade no Estado.

“Estamos desenvolvendo nosso trabalho em função do que mais preocupa a sociedade, como o elevado número de homicídios, e já vemos uma diminuição, em Teresina uma queda de 45% no mês de abril. O segundo grande problema é o roubo e assaltos, a partir de agora vamos focar nisso com algumas ferramentas. Precisamos também do apoio da sociedade para ter o hábito de registrar as ocorrências, para que a polícia tente resolver, que voltem a ter esse hábito. Não podemos detalhar como trabalhamos, mas no caso de homicídios deu certo, nos assaltos com certeza também dará”, disse Fábio Abreu.

Polícia mais próxima da comunidade

“O efetivo nas ruas mostra para a população que ela pode confiar, outra coisa que tem dado certo é o policiamento rural, que não existia. Pessoas que moram em zona rural tem mais interação com a polícia, esse percurso entre José de Freitas e Teresina, por exemplo, sofria muito com as operações na capital, hoje está melhor. Também vamos dar aos jovens oportunidade de fazer denúncias através de aplicativos e redes sociais”, afirmou.

Ação conjunta da polícia civil e militar

“A polícia militar colhe muitas informações que são repassadas para a polícia civil. No povoado Santa Teresa, tem uma barreira policial voltada para a questão do trânsito, mas com viatura pode também fazer policiamento da área. Esse tipo de implantação é uma questão de tempo, a questão das drogas e roubos tem diminuído bastante nessas áreas”, declarou.

Municípios no interior do Estado

“Estamos procurando reforçar muito o policiamento nos municípios do Piauí, para conter também assaltos e roubos a agências bancárias e caixas eletrônicos. Também com mais policias poderemos ter no interior a calma que antes existia”, frisou.

Convocação de concursados

“Isso está relacionado à questão econômica do Estado. Amanhã uma turma de agentes e escrivão termina e poderão ser nomeados em breve e irão agir no interior do Piauí”, afirmou.

Força Nacional

“Temos um limite de quantidade hoje em Teresina, que é a prioridade. Sabemos que há possibilidade de colocar a Força Nacional nos principais municípios do Estado. Vamos fazer uma avaliação para renovar o contrato para permanência da Força no Estado”, disse.

Adicional Risco de Vida

“Quanto a possibilidade de greve vai depender muito de propostas da polícia civil e militar. Nessa questão toda a minha vontade é muito grande, mas a responsabilidade é da equipe econômica. Estamos vendo as reivindicações e acredito que teremos soluções que não será a greve, muito policiais estão sendo promovidos e agora estão recebendo de acordo com o posto que ocupam. O governo sinaliza melhorias, e eu entendo a ansiedade dos policias porque já estive no lugar deles, mas vamos conversar e tentar negociar da melhor forma possível”, declarou.

Fábio Abreu afirmou ter uma ótima relação com o Governador do Estado e que não mede esforços para conquistar melhorias para policiais e para a população do Piauí.

Fonte: Meio Norte