Escola de Tempo Integral (Foto: Ascom Divulgação)

Com o objetivo de incentivar a educação, o Governo do Estado do Piauí vem investindo na readequação das escolas públicas estaduais para as modalidades de ensino com carga horária estendida, como o Programa Mais Educação e o Tempo Integral. Atualmente, o Piauí possui 230 escolas da rede estadual vinculadas ao Mais Educação e cerca de 41 centros de Tempo Integral.

Algumas escolas da rede estadual de ensino ainda estão passando por reformas para que os estudantes possam ter as condições necessárias para passarem mais tempo na instituição. “Os programas Tempo Integral e Mais Educação requerem que as escolas tenham uma estrutura adequada para que os estudantes passem mais tempo na escola, como a construção de refeitórios e banheiros adequados”, pontua Eudina Rocha, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

De acordo com a diretora Eudina Rocha, os pais e alunos não precisam se preocupar com o adiamento do início das aulas nas escolas que ainda estão passando por readequações, pois a carga horária será cumprida. “Os alunos não terão nenhum prejuízo, pois as escolas que ainda passam por reforma já previam estas no seu calendário, por isso serão tomadas medidas como aulas aos sábados ou extensão do período letivo”, afirma a diretora.

As escolas e centros educacionais que efetuaram alterações no calendário escolar serão supervisionados para verificar se a carga horária está sendo devidamente cumprida. “As Gerências Regionais de Ensino acompanharão o desenvolvimento do calendário, além das inspeções realizadas pela Secretaria de Educação para saber se as escolas estão funcionando no período que estabeleceram paa o cumprimento de toda a carga horária como, por exemplo, aos sábados”, comenta Eudina Rocha.

Resultados

As escolas com jornada ampliada têm contribuído para a melhoria e fortalecimento da educação no Piauí, por exemplo, o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Padre Joaquim Nonato Gomes, situado em Teresina. Com a mudança do regime dessa escola para o Tempo Integral a média da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passou de 4,9, em 2009, para 5,5, em 2011.

Fonte: CCom