O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (8), com os funcionários da gerência de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para tratar do programa Educar Piauí, que visa otimizar a aplicação dos recursos oriundos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
O Educar Piauí, lançado pelo Governo do Estado em outubro do ano passado, prevê o investimento desses recursos em uma série de benefícios para a educação, principalmente na diminuição do analfabetismo e combate à evasão escolar. A retomada de obras paralisadas pela falta de recursos, causada pela crise financeira e a implementação de novos projetos, serão contempladas pelo programa.
Ellen Gera destaca que foi uma reunião de alinhamento estratégico com o setor da Seduc que cuida da infraestrutura das escolas, apresentando objetivos estratégicos que são convergentes com os planos federal e estadual de educação e o Plano Plurianual do Estado. “É um momento de entender ainda mais a missão que temos, para fazermos o trabalho de desenho de projeto e intervenção física em todas as escolas, com o objetivo de prepararmos as escolas para a década que se inicia. Enxergamos como uma chance de podermos construir, adaptar, reformar todas as escolas públicas da rede, para dar oportunidade a nossos profissionais de realizarem o mais importante do sistema, que é o processo de ensino e aprendizagem”, completa o secretário.
Segundo cálculos do Governo do Estado, o Piauí tem cerca de R$ 2,3 bilhões a receber, mas o valor reconhecido pela União inicialmente foi de R$ 1,6 bilhão, que será totalmente aplicado em educação. Desse último valor, cerca de 500 milhões serão aplicados em obras.